“Nós somos aquela criança, todos nós, todos os dias: apanhados no escuro, precisando e querendo saltar, mas incapazes de ver onde vamos cair, sentindo-nos sós e assustados. Somos também Pedro, querendo andar sobre a água em direção a Jesus, mas hesitamos e deixamo-nos submergir.(…)” – Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura – Portugal – 20.11.2010

 

Fonte: Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura (SNPC) – Portugal

Espiritualidade

Saltar no escuro… e não olhar para trás

Depois, Jesus obrigou os discípulos a embarcar e a ir adiante para a outra margem, enquanto Ele despedia as multidões. Logo que as despediu, subiu a um monte para orar na solidão. E, chegada a noite, estava ali só. O barco encontrava-se já a várias centenas de metros da terra, açoitado pelas ondas, pois o vento era contrário. De madrugada, Jesus foi ter com eles, caminhando sobre o mar. Ao verem-no caminhar sobre o mar, os discípulos assustaram-se e disseram: «É um fantasma!» E gritaram com medo. No mesmo instante, Jesus falou-lhes, dizendo: «Tranquilizai-vos! Sou Eu! Não temais!» Pedro respondeu-lhe: «Se és Tu, Senhor, manda-me ir ter contigo sobre as águas.» «Vem» – disse-lhe Jesus. E Pedro, descendo do barco, caminhou sobre as águas para ir ter com Jesus. Mas, sentindo a violência do vento, teve medo e, começando a ir ao fundo, gritou: «Salva-me, Senhor!» Imediatamente Jesus estendeu-lhe a mão, segurou-o e disse-lhe: «Homem de pouca fé, porque duvidaste?» E, quando entraram no barco, o vento amainou. (Mateus 14, 22-32)

Às primeiras horas da madrugada, o som de um alarme de incêndio interrompeu o silêncio e, no momento exato, despertou uma família para o choque de ver a sua casa envolvida pelas chamas. Sem tempo para salvar o que quer que fosse a não ser as suas próprias vidas, desceram as escadas a correr e escaparam para a escuridão. Ainda a recuperar o fôlego, o Pai contava os filhos: «João, Ana, Maria, Miguel… – onde está o Miguel?»

Naquele preciso momento, o Miguel, de cinco anos, chorava de uma das janelas do primeiro andar: «Mãe! Pai! Onde estão?»

Era demasiado tarde para voltar a entrar – a casa estava um inferno – pelo que o Pai respondeu: «Salta, Miguel, que eu seguro-te».

Entre soluços, a criança chorava: «Mas eu não consigo ver-te, papá!»

O pai respondeu-lhe calmamente: «Eu sei que não me consegues ver, filho, mas eu vejo-te. Salta!»

Durante alguns instantes não houve nada a não ser o silêncio. Então o rapaz saltou para a escuridão e encontrou a segurança nos braços do pai.

***

Nós somos aquela criança, todos nós, todos os dias: apanhados no escuro, precisando e querendo saltar, mas incapazes de ver onde vamos cair, sentindo-nos sós e assustados. Somos também Pedro, querendo andar sobre a água em direção a Jesus, mas hesitamos e deixamo-nos submergir.

“O medo é inútil», disse muitas vezes Jesus. “O que é preciso é fé”. Está certo, mas a fé de que Ele fala não é o que muitos de nós pensamos. Não se tratam de abstrações teológicas. Trata-se de nos confiarmos às mãos de Deus porque sabemos que Ele nos ama mais do que nós nos amamos a nós mesmos.

Mas ainda que esta ideia esteja clara, podemos ainda ficar desorientados por pensarmos que, ao confiar em Deus, Ele nos protege do fracasso e da dor. A promessa não é essa. A promessa de Deus para aqueles que nEle confiam é esta: Ele dar-nos-á a força para enfrentar todos os problemas que surgirem, e nunca deixará que sejamos destruídos por eles, ainda que morramos.

Mas a fé tem ainda outro lado: os talentos e dons que Deus nos deu porque Ele teve fé em nós. Pedro perdeu a fé nos dons que Deus lhe havia dado e esperou que Deus resolvesse o problema. Resultado: afundou-se! Confiar em Deus significa também confiar nos seus dons. E confiar nos seus dons significa usá-los.

Há uma antiga expressão que diz: Trabalha como se tudo dependesse de ti, e reza como se tudo dependesse de Deus. É precisamente o que é necessário, mas não é fácil aplicá-lo porque não conseguimos ver Deus, e demasiadas vezes não conseguimos ver os nossos dons. Pode ajudar recordar as palavras escritas há mais de 50 anos na parede do gueto de Varsóvia:

Acredito no sol, ainda que não brilhe.

Acredito no amor, ainda que não o sinta.

Acredito em Deus, ainda que não O veja.

Confie em Deus e confie nos dons que Ele lhe deu. Ou seja, use os seus dons. E então salte! E nunca olhe para trás!

Mons. Dennis Clark
In Catholic Exchange
Trad. / adapt.: rm
© SNPC (trad.) | 20.11.10

Publicado em SNPC – Portugal.

Carmelitanos expandem sua missão na Ásia (Notícia – Agência Fides – 17.11.2010)

Fonte/imagem: Ordem Carmelita Descalça no Brasil (OCD) – Provícia São José – Sudeste do Brasil

_____________________________________________________________________________

Fonte: Agência Fides

17.11.2010

ÁSIA – Os Carmelitanos expandem sua missão na Ásia

Cingapura (Agência Fides) – Os Carmelitanos descalços pretendem expandir a missão e a presença na Ásia nos próximos três anos, incentivando o “diálogo espiritual” com o Budismo: foi o que emergiu num recente encontro dos Carmelitanos descalços da província da Ásia Oriental e Oceania, realizado em Singapura. O Superior Geral da Congregação, Pe. Saverio Cannistrà sublinhou que, seguindo as indicações da fundadora, santa Teresa d’Avila, os religiosos devem ser “contemplativos e missionários”. A Província contribuiu a abrir uma nova comunidade na Tailândia e existem intenções de abrir comunidades na Malásia e Timor Leste. “Também a China permanece uma esperança” – disse Pe. Cannistrà, afirmando que “os carmelitanos podem dar uma específica e original ajuda à vida espiritual e ao crescimento da Igreja na China”. Os Carmelitanos querem também se empenhar na troca, n o âmbito inter-religioso, sobretudo com o budismo, através de um específico Instituto de espiritualidade: “entre budismo e espiritualidade carmelitana podem ser encontrados paralelos e semelhanças que podem ajudar a promover o diálogo” – disse, recordando ter vivido ele mesmo uma experiência de dez dias num mosteiro budista. A missão nos próximos três anos será uma preparação ao quinto centenário de nascimento da fundadora, em 2015. O carisma e os escritos de Santa Teresa serão aprofundados nas paróquias, nos mosteiros e nos centros carmelitanos asiáticos, graças também ao envolvimento dos Carmelitanos seculares, especialmente nas Filipinas e na Coreia. (PA) (Agência Fides 17/11/2010)

Comunicado final do 7° Colóquio entre o Centro para o Diálogo Inter-religioso da Organização para a Cultura e as Relações Islâmicas e o Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso (Agência Fides – 16.11.2010)

Fonte: Agência Fides

16.11.2010

VATICANO – Comunicado final do 7° Colóquio entre o Centro para o Diálogo Inter-religioso da Organização para a Cultura e as Relações Islâmicas e o Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso

Cidade do Vaticano (Agência Fides) – Na conclusão do sétimo Colóquio organizado pelo Centro para o Diálogo Inter-religioso da Organização para a Cultura e as Relações Islâmicas de Teerã (Irã) e do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso (Vaticano), realizado em Teerã de 9 a 11 de novembro de 2010, os participantes concordaram o seguinte: 1. Fiéis e comunidades religiosas, fundados em sua fé em Deus, têm um papel específico a desempenhar na sociedade, em um plano de paridade com os outros cidadãos. 2. A religião possui uma intrínseca dimensão social que o Estado tem o dever de respeitar; por conseguinte, no interesse da própria sociedade, a religião não pode ser confinada à esfera privada. 3. Os fiéis são chamados a cooperar na busca do bem comum, com base em uma sólida relação entre fé e razão. 4. É necessário que cristãos e muçulmanos, assim como todos os fiéis e pessoas de boa vontade, cooperem ao responder aos desafios da atualidade, promovendo os valores morais, a justiça, a paz, e defendendo a família, o meio ambiente e os recursos naturais. 5. A fé, por sua própria natureza, exige a liberdade. Por isso, a liberdade religiosa, como direito intrínseco da liberdade humana, deve sempre ser respeitada pelos indivíduos, pelos atores sociais e pelo Estado. Na aplicação deste princípio fundamental, deve ser considerado que o contexto histórico-social de cada social não esteja em contradição com a dignidade humana. 6. A educação das jovens gerações deve se basear na busca da verdade, nos valores espirituais e na promoção do conhecimento.
(S.L.) (Agência Fides 16/11/2010)

“A comunidade religiosa enriquece a Igreja de que é parte viva, antes de tudo com o seu amor” – OCDS – Província de Nossa Senhora do Carmo – Brasil

Fonte: Ordem dos Carmelitas Seculares – Província Nossa Senhora do Carmo – Sul do Brasil

A gratidão do Papa aos consagrados e consagradas!

“Porção eleita do Povo de Deus, os consagrados e consagradas lembram hoje «uma planta com muitos ramos, que assenta as suas raízes no Evangelho e produz abundantes frutos em cada estação da Igreja».

Sendo a caridade o primeiro fruto do Espírito (cf. Gl 5, 22) e o maior de todos os carismas (cf. 1 Cor 12, 31), a comunidade religiosa enriquece a Igreja de que é parte viva, antes de tudo com o seu amor: ama a sua Igreja particular, enriquece-a com seus carismas e abre-a a uma dimensão mais universal…

Perante a diminuição dos membros em muitos Institutos e o seu envelhecimento, evidente em algumas partes do mundo, muitos se interrogam se a vida consagrada seja ainda hoje uma proposta capaz de atrair os jovens e as jovens. Bem sabemos, queridos Bispos, que as várias Famílias religiosas desde a vida monástica até às congregações religiosas e sociedades de vida apostólica, desde os institutos seculares até às novas formas de consagração tiveram a sua origem na história, mas a vida consagrada como tal teve origem com o próprio Senhor que escolheu para Si esta forma de vida virgem, pobre e obediente.

Por isso a vida consagrada nunca poderá faltar nem morrer na Igreja: foi querida pelo próprio Jesus como parcela irremovível da sua Igreja. Daqui o apelo ao compromisso geral na pastoral vocacional: se a vida consagrada é um bem de toda a Igreja, algo que interessa a todos, também a pastoral que visa promover as vocações à vida consagrada deve ser um empenho sentido por todos: Bispos, sacerdotes, consagrados e leigos.

Entretanto, como afirma o decreto conciliar Perfectae caritatis, «a conveniente renovação dos Institutos depende sobretudo da formação dos membros» (n. 18)…A capacidade formativa de um Instituto, quer na sua fase inicial quer nas fases sucessivas, está no centro de todo o processo de renovação.
«De fato, se a vida consagrada é, em si mesma, uma progressiva assimilação dos sentimentos de Cristo, resulta evidente que um tal caminho terá de durar a vida inteira para permear toda a pessoa… e torná-la semelhante ao Filho que Se entrega ao Pai pela humanidade. Assim entendida, a formação já não é apenas um tempo pedagógico de preparação para os votos, mas representa um modo teológico de pensar a própria vida consagrada, que em si mesma é uma formação jamais terminada, uma participação na ação do Pai que, através do Espírito plasma no coração os sentimentos do Filho».

Pelo modo que considerardes mais oportuno, venerados irmãos, fazei chegar às vossas comunidades de consagrados e consagradas, independentemente do serviço claustral ou apostólico que estão desempenhando, a viva gratidão do Papa que de todas e todos se recorda nas suas orações, lembrando em especial os idosos e doentes, quantos atravessam momentos de crise e de solidão, quem sofre e se sente confuso e também os jovens e as jovens que hoje batem à porta das suas Casas e pedem para se entregar a Jesus Cristo na radicalidade do Evangelho.

Agora, invocando o celeste patrocínio de Maria, modelo perfeito de consagração a Cristo, confirmo-vos mais uma vez a minha estima fraterna e concedo-vos, extensiva a todos os fiéis confiados aos vossos cuidados pastorais, uma propiciadora Bênção Apostólica” (Sua Santidade, Papa Bento XVI, Mensagem aos Bispos do Paraná, 5 de Novembro de 2010).

Publicado em OCDS – Província Nossa Senhora do Carmo.

Cristãos feridos no Iraque acolhidos em Roma (Notícia – Rádio Vaticano – 13.11.2010)

Fonte/imagem/texto: Paróquia de Tarouca – Quarta-feira, 3 de Novembro de 2010 : ‘Milhares de pessoas nas ruas de Mossul para condenar ataques contra cristãos’

_______________________________________________________________________________

Fonte: Rádio Vaticano

13/11/2010 13.38.25

CRISTÃOS  FERIDOS NO IRAQUE ACOLHIDOS EM ROMA

Roma, 13 nov (RV) – Chegou ontem a Roma um grupo de 26 cristãos iraquianos feridos no ataque de Al-Qaeda contra a catedral sírio-católica de Bagdá, que causou a morte de 68 pessoas. Os feridos foram transferidos para a Policlínica Gemelli, de Roma, onde receberão todo o tratamento necessário. O anúncio foi feito pelo Ministério dos Exteriores italiano, explicando que o Ministro, Franco Frattini, acolheu o apelo feito pelo Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone. Ontem, o governo da região da Toscana deu a disponibilidade de acolher os feridos graves que não podem ser curados e iniciar relações e intercâmbios entre os hospitais da Toscana e hospitais de Bagdá. A partida do grupo da capital do Iraque coincidiu com uma missa em memória das 19 vítimas italianas do massacre de Nasiriyah, que foi celebrada precisamente na catedral sírio-católica. Participou da celebração, por ocasião do sétimo aniversário do ataque, o embaixador italiano no Iraque, Gerardo Carante.

Enquanto isso, para a comunidade cristã no país do Golfo, a situação continua dramática. O Arcebispo caldeu de Mossul, Dom Emil Shimoun Nona, – destacou à agência Sir – que “os cristãos têm medo porque sabem o que significa ser vítima de violência, já que eles vivem isso na própria pele”. Segundo o prelado, “a maioria dos cristãos não pensa, no momento, deixar a cidade, apesar de alguns já terem feito isso”. Contudo, diz Dom Nona, “não basta o reforço da segurança ao redor das igrejas e lugares de culto cristãos em Mosul, decidido, após o massacre na igreja em Bagdá, para tranquilizar os fiéis”.

Neste contexto, acrescenta o Bispo de Mosul, “estamos felizes de que a CEI, Conferência Episcopal Italiana, tenha promovido para o próximo 21 de novembro um dia de oração pelos cristãos perseguidos e seus perseguidores. Esperamos que a iniciativa seja adotada também em outros países”.

O bispo saúda, enfim, com satisfação, a formação do novo governo após oito meses de impasse institucional: “A presença de um governo forte e respeitável deveria também ter um impacto positivo sobre a situação dos cristãos. Até agora, os grupos extremistas têm feito o que querem, agora vamos esperar que a situação melhore em termos de segurança e estabilidade”. (SP)

Publicado em Rádio Vaticano.

“O terror bate à porta dos cristãos, e o governo está paralisado” – Agência Fides – 10.11.2010

Fonte: Agência Fides

10.11.2010

ÁSIA/IRAQUE – “O terror bate à porta dos cristãos, e o governo está paralisado”, disse o Arcebispo Matoka

Bagdá (Agência Fides) – “O que podemos fazer, o que podemos dizer? Um profundo desconforto afeta a nossa comunidade. A onda de ataques está cada vez mais forte. Há dez dias, atacaram a nossa catedral. Hoje, atingiram as nossas casas. As famílias choram, todos querem fugir. É terrível”: são as palavras pronunciadas à Agência Fides por Dom Atanase Matti Shaba Matoka, Arcebispo siro-católico de Bagdá, após os ataques desta manhã contra várias casas de fiéis cristãos em Bagdá. Morteiros e dez bombas artesanais atingiram as casas de cristãos em diversas partes de Bagdá entre 4 e 6 da manhã. O balanço provisório é de três mortos e 26 feridos, informou um responsável do Ministério do Interior, recordando que também ontem à noite três casas cristãs foram metralhadas em atentados no distrito de Mansur, sem causar vítimas.

O Arcebispo, pouco antes de seguir em visita às famílias atingidas, disse à Fides: “Apesar dos anúncios, o governo não faz nada para deter essa onda de violência que nos aturde. Há policiais em frente às igrejas, mas hoje foram as casas dos nossos fiéis a serem agredidas. Foram atingidas famílias cristãs caldeias, siro-católicas, assírias e de outras confissões no distrito de Doura. É o terror que bate às nossas portas. As famílias estão desnorteadas. Isso não é vida, dizem. Querem ir embora, e estão indo. O país está em meio à destruição e ao terrorismo. Os cristãos sofrem cada vez mais e querem abandonar o país. Não temos mais palavras”.

O Arcebispo conclui com um caloroso apelo: “Pedimos uma intervenção imediata da comunidade internacional e suplicamos ao Santo Padre e à Igreja universal que venham em nossa ajuda. Hoje, não podemos fazer nada além de esperar e rezar, confiando a nossa vida a Deus. Os cristãos iraquianos dizem em prantos: In manus tuas, Domine”. (PA) (Agência Fides 10/11/2010)

Dois cristãos mortos, enquanto reabre a igreja do massacre; o protesto no Facebook (Notícia – Agência Fides – 08.11.2010)

 

Fonte/imagem/texto: Nova Evangelização  “Jesus no Horto das Oliveiras”

______________________________________________________________________________

Fonte: Agência Fides

08.11.2010

ÁSIA/IRAQUE – Dois cristãos mortos, enquanto reabre a igreja do massacre; o protesto no Facebook

Bagdá (Agência Fides) – Volta a liturgia na igreja sírio-católica de Nossa Senhora do Socorro em Bagdá, depois do atentado de cristãos de 31 de outubro, mas permanece o medo entre os fiéis: fontes locais referiram que ontem dois cristãos foram mortos em Bagdá, em circunstâncias que a polícia deve ainda esclarecer. “Não nos surpreendemos mais com estes episódios de violência que são cotidianos”, disse à Fides um sacerdote de Bagdá. Os fiéis iraquianos registram um amplo apoio internacional que também se expressa na web, usando o site de redes sociais Facebook.

Ontem, domingo, 7 de novembro, uma semana após o massacre de 58 pessoas, mais de 200 fiéis participaram da primeira Santa Missa na Igreja de Nossa Senhora do Socorro. Em meio a imponentes medidas de segurança no exterior do edifício, a Igreja reabriu suas portas: o interior foi arrumado e limpo, embora haja ainda visíveis manchas de sangue nas paredes. Como contam as fontes da Fides presentes na celebração, os fiéis se vestiam trajes pretos em sinal de luto e seguravam velas acesas, para recordar os irmãos mortos. Uma grande cruz de círios acesos foi formada no pavimento central da nave, ao lado dos nomes e das fotos dos mortos. O pároco da Igreja, pe. Mukhlas Habash, que celebrou a Eucaristia, destacou que os cristãos estão rezando pelas vítimas e por seus agressores, recordando o mandamento de Jesus “Amai vossos inimigos” e convidando todos ao perdão. O sacerdote definiu os dois padres mortos como ‘mártires’. Segundo o relato de testemunhas, um deles, pe. Thaier Saad Abdal, teria dito aos terroristas. “Matem a mim, mas não esta família com crianças”, e usado seu corpo como escudo. “O futuro dos cristãos iraquianos – concluiu o pároco – não está nas mãos dos homens, mas nas mãos de Deus”. Entretanto, em todo o mundo, os cristãos iraquianos da diáspora fazem ouvir a sua voz e o protesto contra o massacre dos fiéis se propaga também através da Internet: uma ampla campanha foi lançada na rede social Facebook com uma página intitulada “The March Against the Ethnic Cleansing of Iraq’s Indigenous Christians”, que já registra 45 mil adesões. Desde junho de 2004, observam os cristãos no exterior, 66 igrejas foram atacadas com bombas e milhares de fiéis morreram. Os cristãos iraquianos no exterior estão organizando protestos públicos nas ruas em cidades como Londres, Cairo, Sydney, Los Angeles, Detroit, Chicago, Las Vegas, Toronto, e também em outras localidades no mundo, como na Alemanha, Holanda e Suécia, para pedir proteção para os fiéis no Iraque.
(PA) (Agência Fides 8/11/2010)

Bispos iraquianos “se confiam à especial intercessão de Nossa Senhora de Lourdes”(…) – Mensagem de apelo enviada aos prelados franceses diante da insegurança dos cristãos (Agência Fides – 05.11.2010)

 

 

Fonte/imagem: Ordem dos Carmelitas Descalços  Seculares (OCDS)– Província São José

______________________________________________________________________________

Fonte: Agência Fides

05.11.2010

ÁSIA/IRAQUE – Os cristãos se confiam à Nossa Senhora de Lourdes

Lourdes (Agência Fides) – “Fiquem conosco, rezem por nós. Precisamos de seu apoio fraterno e moral“: é o apelo que os bispos do Iraque, em nome de todos os cristãos do Iraque, fizeram a todos os fiéis e bispos franceses, reunidos desde o dia 04 de novembro, em Lourdes, para a Assembleia Plenária da Conferência Episcopal. Numa mensagem enviada aos prelados franceses cuja cópia chegou à Agência Fides, os bispos iraquianos se confiam à especial intercessão de Nossa Senhora de Lourdes, “para que o Senhor possa protegê-los neste momento de grande sofrimento”. A mensagem, que será lida no domingo, 7 de novembro em todas as paróquias da França, afirma: “O nosso calvário é pesado e nos parece longo. O massacre na igreja de Nossa Senhora do Socorro nos abalou profundamente, mas não perdemos a fé e a esperança”. O evento de gravidade sem precedentes, que ocorreu depois da conclusão do Sínodo, “nos ofende ainda mais”, dizem os bispos. “Precisamos de sua oração e seu apoio fraterno e moral. A sua amizade nos encoraja a permanecer em nossa terra, a perseverar e esperar. Sem tudo isso nos sentimos isolados. Precisamos de sua compaixão diante de tudo aquilo que afeta a vida de pessoas inocentes, cristãos e muçulmanos. Fiquem conosco – conclui o texto – fiquem conosco até que termine o flagelo”. (PA)

(Agência Fides 5/11/2010)

Fundadora da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, Bárbara Maix será beatificada, em Porto Alegre (RS) – Rádio Vaticano 05.11.2010

Venerável Bárbara Maix

 

Fonte/imagem/texto: Associação Apostolado do Sagrado Coração de Jesus – “Venerável Bárbara Maix do Brasil será beatificada” – Relatos

_________________________________________________________________________

Fonte: Rádio Vaticano

05/11/2010

BRASIL TERÁ NESTE SÁBADO MAIS UMA BEM-AVENTURADA

Porto Alegre, 05 nov (RV) – Neste sábado, 6 de novembro, a Fundadora da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, Bárbara Maix, será beatificada, em Porto Alegre (RS), em cerimônia que será presidida pelo arcebispo da capital gaúcha, Dom Dadeus Grings. A celebração seria presidida pelo Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, Dom Ângelo Amato, que, por motivos de saúde, não poderá celebrar. A Santa Missa será celebrada no Ginásio Gigantinho e terá transmissão televisiva a partir das 13h30. A proclamação da beatificação será feita pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri.

O processo de beatificação teve início em 1993 e se concluiu no Vaticano em maio deste ano com a publicação do decreto do milagre atribuído a intercessão de Madre Bárbara Maix, assinado pelo Papa Bento XVI. O decreto fala sobre o menino Onorino Ecker, que ficou completamente curado após sofrer queimaduras de terceiro grau. O garoto brincava quando caiu sobre ele uma panela de água fervente. Através do reconhecimento deste milagre, deu-se o último passo para a beatificação.

Bárbara Maix nasceu em Viena, na Áustria, em 1818, mas a perseguição contra as ordens religiosas, movida pela revolução de 1848, fez com que ela e outras 21 companheiras fossem expulsas do país. Em maio de 1849, já no Brasil, a religiosa fundou a Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, no Rio de Janeiro, atuando nas áreas da educação e saúde dos órfãos, crianças e mulheres pobres.

A Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria está presente no Brasil e em mais oito países: Argentina, Estados Unidos, Paraguai, Venezuela, Moçambique, Bolívia, Itália e Haiti. Madre Bárbara Maix viveu 14 anos na capital gaúcha e retornou ao Rio de Janeiro, onde morreu no dia 17 de março de 1873, aos 54 anos. Seus restos mortais se encontram na Capela São Rafael, em Porto Alegre. (SP)

Delegação de bispos e líderes políticos cristãos de todas as confissões encontram Primeiro Ministro do Iraque para debate sobre prioridade quanto à segurança (Agência Fides – 04.11.2010)

Fonte: Agência Fides

04.11.2010

ÁSIA/IRAQUE – Bispos encontram o Primeiro Ministro: prioridade à segurança

Bagdá (Agência Fides) – Segurança, solidariedade, compromisso com a construção de um país no qual reinem prosperidade e paz: estes temas foram debatidos em uma cúpula de emergência, em Bagdá, entre o atual Primeiro Ministro, Nuri al Maliki, e uma delegação de Bispos e líderes políticos cristãos de todas as confissões.
Fontes da Fides presentes no encontro informam que os Bispos expressaram ao Primeiro Ministro desconcerto e pesar pelo ataque sofrido pela comunidade cristã domingo, 31 de outubro, recordando que também nos meses passados, em todo o país, lugares e fiéis cristãos sofreram ameaças, agressões e violências. A delegação, que incluiu o Cardeal de Bagdá, Emmanuel Delly, expressou também sua preocupação pelo futuro, citando a precariedade e o choque dos cristãos, que estão pensando em deixar o país.
O Premiê, que visitou ontem alguns feridos no hospital de Bagdá, prometeu que o Estado fará o máximo para lhes garantir proteção e tutela, avaliando a presença dos cristãos no Iraque como ‘importante e preciosa’. Dentre as estratégias propostas, decidiu-se por reforçar as medidas de segurança nas proximidades de igrejas e mosteiros, principalmente quando se realizam liturgias ou encontros de oração.
Sábado, 6 de novembro, o Premiê Al Maliki visitará a Igreja sírio-católica de Nossa Senhora da Salvação, em Bagdá, para homenagear as vítimas, levar mais um testemunho de proximidade e solidariedade à comunidade cristã, e reiterar o respeito e a estima pela componente cristã na sociedade iraquiana, sempre engajada pelo bem da nação.
A reunião se concluiu com a unânime opinião de que todo o país – a política, a sociedade civil, as comunidades religiosas – deve se empenhar para tutelar a presença e a contribuição dos cristãos no Iraque.
(PA) (Agência Fides 4/11/2010)

“Os cristãos iraquianos estão chocados e aterrorizados. Estão diante de um dilema terrível: emigrar para salvar a vida de seus entes queridos ou ficar no país para testemunhar a fé, arriscando a vida.” – Declaração de padre superior dos redentoristas sobre atentados contra comunidades cristãs por extremistas islâmicos (Notícia – Agência Fides – 03.11.2010)

Fonte/imagem: Fotolog

___________________________________________________________________________

Fonte: Agência Fides

03.11. 2010

ÁSIA/IRAQUE – Depois da tragédia, o “dilema” dos cristãos iraquianos

Bagdá (Agência Fides) – “Os cristãos iraquianos estão chocados e terrorizados. Estão diante de um dilema terrível: emigrar para salvar a vida de seus entes queridos ou ficar no país para testemunhar a fé, arriscando a vida”. É o que diz à Agência Fides pe. Vincent Van Vossel CSsR, Superior dos Redentoristas em Bagdá, depois da tragédia ocorrida em 31 de outubro na igreja sírio-católica de Nossa Senhora da Salvação. Um comando de terroristas ligados a Al Qaeda invadiu a igreja, cheia de fiéis para a Missa e tomou os presentes como reféns. As forças de segurança iraquianas fizeram uma blitz para libertá-los, mas a reação dos agressores foi um massacre que deixou 58 mortos, dentre os quais dois sacerdotes, e cerca de 70 feridos. Pe. Vincent, que vive no Iraque há 40 anos e é professor no Babel College de Bagdá, colégio afiliado à Pontifícia Universidade Urbaniana, concedeu à Fides um forte testemunho: “Vivemos um momento realmente terrível. Nunca havíamos sofrido um ataque desta dimensão, dentro de uma igreja e durante a Santa Eucaristia. Visitei a igreja e ouvi os relatos dos fiéis, chocados. Os terroristas mataram mulheres e crianças sem alguma piedade. A comunidade está traumatizada. A igreja parecia um cemitério”. A comunidade cristã de Bagdá perdeu dois jovens sacerdotes sírio-católicos, pe. Wasim Sabieh e pe. Thaier Saad Abdal, enquanto um terceiro padre, o corepíscopo pe. Rufail Quataimi, está ainda hospitalizado, em graves condições. “Que tragédia! Os dois sacerdotes mortos, que tinham menos de 30 anos, foram meus alunos no Colégio. Pe. Thaier era responsável de um Centro de Estudos Islâmicos, enquanto pe. Wasin era muito engajado na ajuda às famílias pobres. Sentiremos falta deles”- diz ainda pe. Vincent. O Redentorista recorda que “ontem, numerosos atentados atingiram Bagdá e locais xiitas: isto significa que os cristãos não apenas estão na mira dos ataques, mas que todo o país está inundado de terrorismo. É difícil ver um futuro de esperança para a nação neste momento” – ressalta. “Não sabemos quem está por detrás destes atos, nem para onde vai a nação. Enquanto isso, o povo sofre. Males demasiado grandes assediam o país”. Em conseqüência disso, os cristãos estão diante de um dilema: “Os fiéis dizem que sua vida se tornou impossível. Muitas famílias cristãs estão se organizando para deixar o país. O atroz dilema é: fugir, em busca de um futuro melhor ou ficar, arriscando a vida. Neste momento trágico, os Bispos têm a responsabilidade de falar aos fiéis, dar-lhes motivos e esperanças e convencê-los a permanecer. O dever de nossos Pastores, hoje, apresenta-se muito difícil” – sublinha. O funeral celebrado ontem – conclui o missionário Redentorista – “teve a participação de muitos líderes muçulmanos que pediram ao governo que defenda os cristãos. Esperamos que depois deste enésimo massacre, as autoridades civis ouçam o grito dos cristãos iraquianos e coloquem fim a seus sofrimentos”.
(PA) (3/11/2010)

Bento XVI reza pelas vítimas da “absurda violência” na catedral sírio-católica de Bagdá, “ainda mais feroz por ter atingido pessoas indefesas, reunidas na casa de Deus” – Oração do Angelus (Agência Fides – 03.11.2010)

Fonte: Agência Fides

03.11.2010

VATICANO – Bento XVI reza pelas vítimas da “absurda violência” na catedral sírio-católica de Bagdá, “ainda mais feroz por ter atingido pessoas indefesas, reunidas na casa de Deus”

Cidade do Vaticano (Agência Fides) – Na conclusão da oração do Ângelus, rezada com os peregrinos reunidos na Praça São Pedro na solenidade de todos os Santos, segunda-feira, 1º de novembro, o Santo Padre Bento XVI proferiu as seguintes palavras: “Ontem à noite, em um gravíssimo atentado na catedral sírio-católica de Bagdá, dezenas de pessoas morreram e ficaram feridas, inclusive dois sacerdotes e um grupo de fiéis reunidos para a Santa Missa dominical. Rezo pelas vítimas desta absurda violência, ainda mais feroz por ter atingido pessoas indefesas recolhidas na casa de Deus, que é casa de amor e reconciliação. Expresso também a minha carinhosa solidariedade à comunidade cristã, mais uma vez atingida, e encorajo pastores e fiéis a serem fortes e compactos na esperança. Diante dos cruéis episódios de violência que continuam a sacrificar as populações do Oriente Médio, gostaria ainda de renovar o meu premente apelo pela paz: ela é dom de Deus, mas é também resultado de esforços dos homens de boa vontade, das instituições nacionais e internacionais. Que todos unam as suas forças para que esta violência tenha fim!”. Por ocasião das exéquias das vítimas do ataque terrorista, celebradas no dia 2 de novembro, o Santo Padre Bento XVI enviou a seguinte mensagem a Dom Athanase Matti Shaba Matoka, arcebispo de Bagdá dos Sírio-católicos: “Profundamente comovido pela violenta morte de tantos fiéis e dos Sacerdotes Tha’ir Saad e Boutros Wasim, por ocasião do Sagrado rito das exéquias, desejo fazer-me espiritualmente partícipe, rezando para que estes irmãos e irmãs sejam acolhidos pela misericórdia de Cristo na Casa do Pai. Há anos, este amado País sofre inenarráveis sofrimentos e também os cristãos são alvo de cruéis ataques que ao desprezar totalmente a vida, dom inviolável de Deus, querem ameaçar a confiança e a convivência civil. Renovo meu apelo para que o sacrifício destes nossos irmãos e irmãs possa ser semente de paz e de verdadeiro renascimento e para que aqueles que têm a reconciliação e a fraterna e solidária convivência em seus corações encontrem motivações e forças para agir pelo bem. A todos vocês, queridos irmãos e filhos, envio a minha confortadora Benção Apostólica, que estendo amplamente aos feridos e a suas famílias, tão duramente provadas”.
(SL) (Agência Fides 3/11/2010)

O Sentido Litúrgico de Todos Os Santos e Falecidos – Paróquia Santa Cruz (01.11.2010)

Fonte/imagem/texto: Arautos do Evangelho – “Dia de todos os Santos e Fiéis Defuntos”

____________________________________________________________________________

Fonte: Paróquia Santa Cruz

O Sentido Litúrgico de Todos Os Santos e Falecidos –

Eduardo Rocha Quintela

A Igreja Católica celebra os santos que canonizou oficialmente ao longo do ano, apresentando-os como modelos e testemunhas exemplares da fé. Com a festa de 1º de novembro, dia de Todos os Santos, a Igreja deseja honrar os santos “anônimos” muito mais numerosos que com frequência viveram na discrição ao serviço de Deus e de seus contemporâneos. Neste sentido, declara a Igreja, é a festa de “todos os batizados”, pois cada um está chamado por Deus à santidade. Constitui, portanto, um convite a experimentar a alegria daqueles que puseram Cristo no centro de suas vidas. Portanto, já não sois estrangeiros nem imigrantes, mas sois concidadãos dos santos e membros da casa de Deus, edificados sobre o alicerce dos Apóstolos e dos Profetas, tendo por pedra angular o próprio Cristo Jesus (Efésios 2, 19-20).

É com estas palavras de S. Paulo debaixo dos olhos que vos escrevemos nesta festa de Todos os Santos. Porque é a Palavra que nos alimenta, que faz de nós membros da mesma família, “concidadãos dos santos”. Esta é também a nossa festa, de todos nós que peregrinamos ainda, mas que já bebemos da salvação que o Verbo Encarnado nos trouxe. A ideia de convocar uma jornada especial de oração pelos falecidos, continuação de Todos os Santos, surgiu do século X. Em 1 de novembro, os católicos celebram na alegria a festa de Todos os Santos, no dia seguinte, rezam de maneira geral por todos os que morreram.

Deste modo, a Igreja quer dar a entender que a morte é uma realidade que se pode e que se deve assumir, pois constitui o passo no seguimento de Cristo ressuscitado. Isto explica as flores com que nestes dias se adornam os túmulos, sinal de vida e de esperança. Todos nós somos chamados à vida de santidade. Essas bem-aventuranças são oito propostas, nas quais Jesus estabelece as condições indispensáveis para ingressar no reino messiânico. São propostas para sermos santos, essa é a nossa vocação, a busca da santidade. Os santos viveram nossa vida e hoje desfrutam da alegria de ver a Deus. São modelos para nós. Temos exemplo de um Francisco de Assis, de um Antônio Maria Claret, de uma Terezinha de Lisieux e muitos outros. Nosso ideal de vida deve ser: “Ser perfeito como o Pai é Perfeito”.

A temática do dia de finados é a fé como resposta à revelação de Jesus como o Pão da Vida. E, de outro lado, temos a vontade universal de Deus que quer a salvação de todos. A morte indica que o mundo não é o que deveria de ser, mas que ele tem necessidade de redenção. Somente Jesus Cristo é a vitória sobre a morte. E desde então, a morte deverá apesar de tudo, servir a Deus. Deus quer a vitória sobre pela morte de Jesus Cristo. Só a fé em Jesus Cristo morto por nós pode vencer a morte. O objetivo da nossa fé é a vida eterna e a ressurreição. E a vontade última de Deus é a nossa salvação. Jesus continua a aprofundar a qualidade da fé, que é a própria adesão à sua Pessoa. É preciso que Ele seja visto como o enviado do Pai, como fonte inesgotável de vida: “Aquele que vem a mim nunca terá fome, aquele que acredita em mim nunca terá sede”.

Publicado em http://www.parsantacruz.org.br/ .

“A oração é um ato de insistência, de quem pede Àquele que é capaz” – Artigo – Dom Paulo Mendes Peixoto Bispo de São José do Rio Preto (OCDS – Comunidade Santa Teresa – Curitiba)

“Auxílio quando você está… …ansioso e impaciente” – SALMO 13

Comunidade Santa Teresa – Curitiba

Fonte: Ordem Carmelita Descalça Secular (OCDS) – Sul e Centro-Oeste – Comunidade Santa Teresa

ARTIGO

Certeza Cristã!

A oração é um ato de insistência, de quem pede Àquele que é capaz

“O mundo é das incertezas. Não podemos ter plena segurança na fidelidade das pessoas. O que conta e nos dá a plena firmeza é a fé, caminho de certeza da justiça divina. Só quem acredita em Deus consegue viver de mãos erguidas, na confiança de um mundo melhor.  

Moisés teve uma atitude bonita, pois colocou-se na posição de súplica a Deus, pedindo para que seu povo vencesse na guerra. Mesmo na condição de chefe, sentiu seus limites e passou a confiar na força de Javé. Enquanto permanecia de mãos erguidas para o alto, seu povo vencia a luta.

No mundo dos mortais, não basta às pessoas terem conhecimento teórico e técnico, porque nem sempre a ciência e a prática conseguem emitir uma certeza total. Estamos na condição temporal, no mundo que deve ser sempre construído e caminhar na busca da perfeição da obra da criação.

Corremos o risco do endeusamento de nós mesmos, mas só Deus é perfeito e capaz de nos dar plena segurança e certeza. Aqui está o sentido da oração, da dependência que temos de algo perfeito, que só é encontrado em Deus. Ele é o juiz da perfeição e da total segurança.

A oração é um ato de insistência de quem pede Àquele é capaz de responder com segurança. Deus é como um juiz, que toma partido do lado de quem precisa e de quem está vivendo no limite de suas necessidades e de sua dignidade.

O juízo de Deus não tem parcialidade. Ele atende a quem tem interesse pelos valores do Reino, olha para aqueles que sofrem as injustiças causadas pelas maldades do mundo, leva em conta as atitudes de insistência na vivência da fé.

Nem sempre temos as forças necessárias para cumprir as tarefas que o mundo exige, e não é fácil sentir a mão protetora de Deus na vida cotidiana. Por isso o nosso coração deve ser sempre confiante na ação divina. Mãos ao alto em atitude indefesa, desarmada, frágil e vulnerável. A fé é a fonte da oração.”

Dom Paulo Mendes Peixoto
Bispo de São José do Rio Preto 

Fonte:
http://www.cancaonova.com/portal/canais/formacao/

Publicado em Comunidade Santa Teresa – OCDS.

“Como católicos, temos uma maravilhosa responsabilidade, gerada por nosso batismo, de determinar uma mudança em prol de nosso mundo.(…)” – Papa Bento XVI em sua mensagem preparatória ao Dia Mundial das Missões 2010 (Agência Fides – 20.10.2010)

SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS,

Padroeira das Missões

A Vós, Santa Teresinha
Através das Vossas súplicas e do Vosso exemplo de santidade,
Intercedeis para que fiquemos sempre mais perto do Senhor Jesus,
E fazeis com que as vossas preces, sempre tão agradáveis ao Menino Jesus,
Descortine nossa visão, para que possamos contemplar a face do Justo Senhor
E para que, assim, sejamos abençoados em nossa caminhada de fé.
Assiste-nos, meiga e afetuosa eleita, para que o Senhor Jesus,
Estendendo sobre nós a resignação dos justos,
Faça prosperar em nossas almas a virtude do amor.
Rogamos, ainda, que pela força do nosso clamor,
Sejamos amparados pelo teu obsequioso auxílio
Que o Senhor Jesus, com a vossa insigne intervenção,
Mantenha-se a controlar nossas alegrias e aflições,
Dando-nos o firme impulso para a nossa vocação missionária.

Amém.

Fonte: Secretariado Diocesano das Missões – Diocese da Guarda -Obras Missionárias Pontifícias

____________________________________________________________________________

Fonte: Agência Fides

20.10.2010

VATICANO – Dia Mundial das Missões 2010: “Somos todos missionários e juntos podemos fazer a diferença”

Cidade do Vaticano (Agência Fides) – “Como católicos, temos uma maravilhosa responsabilidade, gerada por nosso batismo, de determinar uma mudança em prol de nosso mundo. Para isso, no entanto, devemos tomar consciência da necessidade de levar adiante esta transformação antes de tudo em nós mesmos, e sucessivamente em nossas comunidades paroquiais locais”. É o que nos pede o Santo Padre, porque as pessoas de hoje, consciente ou inconscientemente, desejam esta mudança e querem também “ver Jesus”. O tema central da mensagem do Santo Padre Bento XVI para a celebração do Dia Mundial das Missões, domingo, 24 de outubro, é “A construção da comunidade eclesial é a chave da missão”. Ela encoraja todos, nos campos diocesano e paroquial, assim como os Institutos de Vida Consagrada, os Movimentos eclesiais e todo o Povo de Deus, a renovar o [o] compromisso em anunciar o Evangelho e atribuir à atividade pastoral um caráter mais missionário.

O Santo Padre afirma que “cada um de nós deve enriquecer a própria vida com uma consciência sempre maior do amor incondicionado de Deus por nós e por sua experiência, que transforma nossas vidas. Por meio de nós, a sociedade, sempre mais fragmentada, pode ser transformada em uma comunhão eclesial. Podemos faze-lo com uma contribuição ativa e criativa no âmbito da comunidade e envolvendo os outros, para que juntos possamos promover “um novo humanismo, fundado no Evangelho de Jesus”. “Ele mesmo nos diz: ‘aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.’ (Jo 14,21). Somente a partir deste encontro com o Amor de Deus, que muda nossa existência, podemos viver em comunhão com Ele e entre nós, e oferecer aos irmãos um testemunho crível, pedindo a razão da esperança que há em nós (cfr 1Pt 3,15)”.
 “Hoje, as pessoas estão à procura de algo diferente na confusão cotidiana do mundo e muitas delas querem ‘ver Jesus’. Como comunidade cristã, podemos e devemos dar-lhes testemunho de nossa esperança, “que porém, não se pode realizar de modo crível sem uma profunda conversão pessoal, comunitária e pastoral”. A Mensagem agradece os missionários por seu testemunho e pede a todos nós para contribuirmos em realizar uma “renovação integral e abrirmo-nos sempre mais à cooperação missionária entre as Igrejas, para promover o anúncio do Evangelho no coração de cada pessoa, povo, cultura, raça e nacionalidade, em qualquer latitude”.

“Como Secretário Geral da Pontifícia Obra da Propagação da Fé, tenho o privilégio de promover este Dia das Missões do Santo Padre e gostaria de agradecer todos os que colaboram com os nossos Diretores Diocesanos e Nacionais pelo sucesso de nossa especial Coleta de solidariedade missionária deste Dia. Enquanto estou em viagem à Zâmbia, neste mês missionário de outubro, posso constatar pessoalmente como os nossos missionários, que realizam um grande trabalho, estão agradecidos, e posso ver como as mais pobres Igrejas locais precisam de nossa ajuda. Juntos, formamos a Igreja e somos missionários em razão de nosso batismo; somos todos missionários e juntos podemos fazer a diferença. Saibam que sua sensibilidade, generosidade e orações fazem realmente a diferença e são muito apreciadas, como posso ver aqui na Zâmbia, onde foi feito bom uso das ofertas que ofereceram no ano passado. Nossas Igrejas locais de todo o mundo não poderiam sobreviver sem a sua ajuda. Assim, “não obstante as nossas dificuldades econômicas”, sejamos generosos neste Dia das Missões e poderemos continuar, como uma família em missão, a alcançar, através “da oração, da meditação da Palavra de Deus e do estudo das verdades da fé, uma sempre maior consciência do amor incondicionado de Deus por todos nós, como irmãos e irmãs”. Pe. Timothy Lehane Barrett svd, Secretário Geral da Pontifícia Obra da Propagação da Fé. (Agência Fides 20/10/2010)

Publicado em Agência Fides.