A esperança é a chave para suportar qualquer dificuldade

Em tempos sombrios, tendemos a perder a esperança, especialmente quando eles se prolongam. Até que tentamos ter uma atitude positiva, mas as circunstâncias nem sempre promovem essa virtude.

No entanto, uma das únicas maneiras pelas quais podemos suportar tais dificuldades é ter esperança.

São João Clímaco, um monge cristão do século VI, passou 40 anos levando uma vida solitária, raramente tendo contato as pessoas. Mas, em determinada época, ele foi encarregado de um mosteiro e vários religiosos o procuraram para ter orientação espiritual. Sua sabedoria era profunda e seus escritos continuam a inspirar as pessoas até hoje.

O Papa Bento XVI destacou sua vida em uma audiência geral em 2009, na qual se concentrou em várias lições que podemos tirar da vida do eremita. Em particular, Bento XVI enfatizou a necessidade de ter esperança, citando os pensamentos de São João sobre o assunto:

“A esperança é o poder que impulsiona o amor. Graças à esperança, podemos esperar a recompensa da caridade … A esperança é a porta do amor … A ausência de esperança destrói a caridade: nossos esforços estão ligados a ela, nossos trabalhos são sustentados por ela e, por meio dela, somos envolvidos pela misericórdia de Deus.”

O tipo de esperança sobre a qual São João Clímaco escreve é a esperança sobrenatural, uma firme esperança no futuro e no que Deus tem reservado para seus fiéis discípulos. O Papa Bento XVI explica mais detalhadamente essa virtude fundamental:

“Com razão, João Clímaco diz que somente a esperança nos torna capazes de viver a caridade; esperança na qual transcendemos as coisas de todos os dias, não esperamos sucesso em nossos dias terrestres, mas estamos ansiosos pela revelação do próprio Deus, finalmente. É somente nessa extensão de nossa alma, nessa auto-transcendência, que nossa vida se torna grande e que somos capazes de suportar o esforço e as decepções de todos os dias, que podemos ser gentis com os outros sem esperar qualquer recompensa. Somente se houver Deus, essa grande esperança à qual aspiro, poderei dar os pequenos passos da minha vida e, assim, aprender a caridade.”

Qualquer sofrimento que experimentamos pode ser suportado com a virtude da esperança. Ele nos sustenta em tempos sombrios e nos aponta a direção certa. Em vez de buscar consolo nesta vida terrena, esperamos ansiosamente a vida eterna. Todas as nossas ações podem ser ordenadas para essa esperança, dando sentido e propósito às nossas vidas.

Se você está sofrendo agora, peça a Deus a virtude da esperança, para poder superar as decepções diárias e transmitir a alegria a que somos chamados a experimentar na presença de Deus.

Philip Kosloski / Aleteia 

Publicado em Diocese de Campo Limpo – Uma caminhada de fé, esperança e caridade.

Autor: Lúcia Barden Nunes - Blog "Castelo Interior - Moradas"

Assinatura no blog: Lúcia Barden Nunes. Católica (Igreja Católica Apostólica Romana). Jornalista (Reg.Prof. MTb/RS 7.142- Lúcia Aparecida Nunes). Estado Civil: Casada (com Arturo Fatturi). Local de nascimento: Rio Grande do Sul. Data: 1960. País: Brasil.

2 comentários em “A esperança é a chave para suportar qualquer dificuldade”

  1. Olá, Helenice!

    Não se desespere, afinal temos a Deus, que é Pai infinitamente misericordioso e cuida nós. Estamos nesse mundo, mas nossa expectativa maior deve ser o Céu, ou seja, sofremos, mas tudo está nas mãos d’Ele. Portanto esse período de tribulação vai passar. Tudo é para nossa edificação, nosso crescimento espiritual em vista do que é eterno. É difícil, por vezes de aceitar, mas se somos de Cristo, que teve morte de Cruz para nos salvar, por humildade e para consolá-lo, nos resignamos, contando com o amor infinito de Nosso Senhor Jesus Cristo.

    Sua filha, a pequena Mayra está doentinha e talvez por isto esteja tendo um comportamento difícil de lidar. Os adultos quando doentes, não compreendem muitas vezes a limitação e o mal-estar que sentem e ficam irritadiços. A limitação da doença para uma criança é mais difícil de aceitar, já que querem brincar e a saúde as impede. Mantenha a calma mãezinha. Tudo que ela precisa é seu apoio e amor. Isto vale para o pai também, é claro.

    Conte com minhas orações no Santo Terço por você e sua família. Reze o Terço, como Nossa Senhora pediu em Fátima. Se você não reza, há um artigo aqui no blog que ensina como rezar.

    Fique na Paz de Jesus e no amor de Maria.

    Volte sempre!

    Curtir

  2. Quero pedir a DEUS a graca de ter esperanca, pois estamos passando por momentos de muita tribulacao com a saude fisica de minha filha ( de 6 anos) ana mayra fonseca de oliveira ela tambem tem um genio muito forte e dificil, por isto peco orscao por ela especialmente mas por mim e pro pai dela tambem. Obrigado.

    Curtir

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: