Alguns contratempos, graças a Deus, já devidamente resolvidos, além de meu envolvimento em uma revisão de texto longo e complexo (que está na metade), me impediram de movimentar o Blog “Castelo Interior”, dedicado a Santa Teresa de Avila (de Jesus), santa fundadora do Carmelo Descalço (viveu no século XVI).
Saúdo a todos, tal como Jesus Cristo nos ensinou: “Que a Paz reine nesta casa”. Amém.
Por gentileza, aproveito para pedir a todos os visitantes que este meu voto repercuta em seus corações, e pensem também em mim e meu esposo. A Igreja nos ensina que devemos rezar uns pelos outros. A petição dos (as) amigos(as) é valiosa para os “ouvidos” de nosso Criador, que é Pai Misericordioso, e de Seu Filho, Jesus, Nosso Senhor e Salvador. Nossa casa deve ser um reduto de amor, um refúgio nestes tempos tão contraditórios e difíceis. A propósito, penso na Sagrada Família: Jesus, Nossa Senhora – a Virgem Maria e São José. Como é importante (e Santa Teresa frisa este aspecto) contar com a proteção de nossa Mãe Santíssima e o pai adotivo, amadíssimo por Jesus – São José! Nossas famílias e as do mundo inteiro estão enfrentando crises terríveis: materialismo (gerado pela descrença), relativismo moral, drogas, alcoolismo (talvez nestes dois casos, a situação seja tão crítica, devido ao desemprego vivido pelos jovens, ou, em boa parte dos casos, ausência total de educação religiosa, etc.), descaso público com a pobreza e a miséria de dois terços da humanidade, desamor… Em nossas orações lembremos dos que sofrem, perto ou longe de nossos olhos.
Voltarei a postar (por enquanto com menor frequência). Então, Paz e Bem a todos, e, tal como Santa Teresa escreveu em seus poemas, lembremos, todos os dias, se possível a cada hora: “Só Deus basta!”.
***
IMITAÇÃO DE CRISTO*
Capítulo IV
Da pureza e simplicidade do coração
1. Tem o homem duas asas com que se levanta acima das coisas terrenas, que são simplicidade e pureza.
A simplicidade há de estar na intenção, e a pureza no afeto.
A simplicidade busca a Deus; a pureza o abraça e nele se compraz.
Nenhuma boa obra te impedirá de voar, se interiormente estiveres livre de todo o afeto desordenado.
Se não quiseres senão o que Deus quer e o que é útil ao próximo, gozarás da liberdade interior.
Sendo o teu coração reto, tens em qualquer criatura um espelho de vida e um livro de santa doutrina.
Não há criatura tão pequena e tão vil que não represente a bondade de Deus.
2. Se fosses bom e puro no interior, logo verias e entenderias bem todas as coisas sem impedimento.
O coração limpo penetra o céu e o inferno.
Cada um julga as coisas exteriores, segundo suas disposições interiores.
Se há alegria no mundo, sem dúvida que a possui o homem de coração puro.
E se em algum lugar há tribulação e angústia, a má consciência é que melhor conhece.
Assim como o ferro metido no fogo perde a ferrugem e fica todo em brasa, assim o homem que inteiramente se converte
a Deus, se desentorpece e se muda em novo homem.
3. Quando o homem começa a afrouxar, teme ainda o menor trabalho, e recebe com gosto a consolação interior.
Porém, quando começa perfeitamente a vencer-se e a andar com valor no caminho de Deus, logo tem por ligeiras as coisas que antes lhe pareciam pesadas.
REFLEXÕES
(“Imitação de Cristo” – Livro II – pg. 143)
Quando Jesus Cristo quis propor um modelo a seus discípulos, escolheu-o por ventura entre os homens sábios e poderosos? Não: “chamou um menino, pô-lo no meio deles e disse-lhes: em verdade vos digo, se não vos converterdes e vós não fizerdes como meninos, não entrarei no reino dos Céus” (MT 18, 2-3).
Ora, que vês num menino? A simplicidade, a pureza. Ele crê, ama e age, sem pensar em si mesmo, pelo primeiro movimento do coração; e eis que agrada a Deus. ele não pede nem longas orações, nem eloquentes discursos, nem meditações profundas, mas uma vontade reta, uma intenção pura, um amor inocente. Não ter outros desejos senão os seus, esquecer-te inteiramente de si mesmo, submeter-se aos decretos de sua adorável Providência, sem buscar investigá-los – que pode haver mais puro que esta resignação, que esta singela obediência?Por isso, será grande a recompensa dos que assim praticarem: ” Bem-aventurados, diz o Salvador, os que têm o coração puro, porque eles verão a Deus” (MT 5,8).
Dai-me, Deus meu, a simplicidade das almas puras, para que minha boca possa dignamente cantar os vossos louvores e anunciar a vossa grandeza. “Louva minha alma, o Senhor, e todas as minhas entranhas bendigam o seu nome santo. Louva, minha alma, o Senhor, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios. Não, a nós, Senhor, não a nós, mas ao Vosso nome dai glória” (Sl 102, 1-2:; 112,9)
****
* IMITAÇÃO DE CRISTO – Livro II – Capítulo IV, pg.141.