Delegação de bispos e líderes políticos cristãos de todas as confissões encontram Primeiro Ministro do Iraque para debate sobre prioridade quanto à segurança (Agência Fides – 04.11.2010)

Fonte: Agência Fides

04.11.2010

ÁSIA/IRAQUE – Bispos encontram o Primeiro Ministro: prioridade à segurança

Bagdá (Agência Fides) – Segurança, solidariedade, compromisso com a construção de um país no qual reinem prosperidade e paz: estes temas foram debatidos em uma cúpula de emergência, em Bagdá, entre o atual Primeiro Ministro, Nuri al Maliki, e uma delegação de Bispos e líderes políticos cristãos de todas as confissões.
Fontes da Fides presentes no encontro informam que os Bispos expressaram ao Primeiro Ministro desconcerto e pesar pelo ataque sofrido pela comunidade cristã domingo, 31 de outubro, recordando que também nos meses passados, em todo o país, lugares e fiéis cristãos sofreram ameaças, agressões e violências. A delegação, que incluiu o Cardeal de Bagdá, Emmanuel Delly, expressou também sua preocupação pelo futuro, citando a precariedade e o choque dos cristãos, que estão pensando em deixar o país.
O Premiê, que visitou ontem alguns feridos no hospital de Bagdá, prometeu que o Estado fará o máximo para lhes garantir proteção e tutela, avaliando a presença dos cristãos no Iraque como ‘importante e preciosa’. Dentre as estratégias propostas, decidiu-se por reforçar as medidas de segurança nas proximidades de igrejas e mosteiros, principalmente quando se realizam liturgias ou encontros de oração.
Sábado, 6 de novembro, o Premiê Al Maliki visitará a Igreja sírio-católica de Nossa Senhora da Salvação, em Bagdá, para homenagear as vítimas, levar mais um testemunho de proximidade e solidariedade à comunidade cristã, e reiterar o respeito e a estima pela componente cristã na sociedade iraquiana, sempre engajada pelo bem da nação.
A reunião se concluiu com a unânime opinião de que todo o país – a política, a sociedade civil, as comunidades religiosas – deve se empenhar para tutelar a presença e a contribuição dos cristãos no Iraque.
(PA) (Agência Fides 4/11/2010)

Autor: Lúcia Barden Nunes - Blog "Castelo Interior - Moradas"

Assinatura no blog: Lúcia Barden Nunes. Católica (Igreja Católica Apostólica Romana). Jornalista (Reg.Prof. MTb/RS 7.142- Lúcia Aparecida Nunes). Estado Civil: Casada (com Arturo Fatturi). Local de nascimento: Rio Grande do Sul. Data: 1960. País: Brasil.

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: