Habemus Papam: Francisco

Fonte: Rádio Vaticano

Cidade do Vaticano (RV) RealAudioMP3 Às 20hs12min do dia 13 de março de 2013, o protodiácono Jean-Louis Tauran proclamou a famosa fórmula do Habemus Papam, no balcão Central da Basílica de São Pedro:

“Annuntio vobis gaudium magnum: habemus Papam!”
Eminentissimum ac reverendissimum dominum, dominum, Georgium Marium Sanctae Romanae Ecclesiae Cardinalem Bergoglio, qui sibi nomen imposuit Franciscum.

O Cardeal Arcebispo de Buenos Aires, o jesuíta Jorge Mario Bergoglio, 76 anos é o 265° sucessor de Pedro, assumindo o nome de Francisco. Foi eleito no 5° escrutínio no segundo dia do Conclave.

Às 20h23min o recém-eleito assomou ao balcão central proclamando as seguintes palavras:

Irmãos e Irmãs, boa noite! Vocês sabem que o dever do Conclave era de dar um bispo a Roma. Parece que meus irmãos cardeais foram buscá-lo quase no fim do mundo. Mas, estamos aqui! Vos agradeço pela acolhida, à comunidade diocesana, ao seu bispo. Obrigado!(…aplausos…)

Antes de tudo, gostaria de fazer uma oração pelo nosso bispo emérito Bento XVI (…aplausos…). Rezemos todos juntos por ele, para que Deus o abençoe e Nossa Senhora o proteja. (segue a oração do Pai Nosso, da Ave Maria e do Glória ao Pai).

E agora comecemos este caminho bispo e povo, bispo e povo. Este é o caminho da Igreja de Roma que é aquela que precede na caridade todas as outras Igrejas. Um caminho de Fraternidade, de amor, de confiança entre nós. Rezemos sempre por nós, um pelo outro, rezemos por todo o mundo, para que exista uma grande fraternidade. Desejo que este caminho de Igreja, que hoje começamos e que me ajudará o meu Cardeal Vigário aqui presente, seja frutuoso para a evangelização desta tão bela cidade. (…aplausos…).

E agora gostaria de dar uma bênção, mas antes vos peço um favor. Antes de o bispo abençoar o povo vos peço que vocês rezem ao Senhor para que me abençoe. A oração do povo pedindo a bênção pelo seu bispo. (…aplausos…). Façamos em silêncio esta oração de vocês por mim”!

Após, o Papa Francisco concedeu a todos presentes na Praça São Pedro e a quantos o acompanhavam através dos meios de comunicação a Bênção Urbi et Orbi. (JE)

Publicado em Rádio Vaticano.

Autor: Lúcia Barden Nunes - Blog "Castelo Interior - Moradas"

Assinatura no blog: Lúcia Barden Nunes. Católica (Igreja Católica Apostólica Romana). Jornalista (Reg.Prof. MTb/RS 7.142- Lúcia Aparecida Nunes). Estado Civil: Casada (com Arturo Fatturi). Local de nascimento: Rio Grande do Sul. Data: 1960. País: Brasil.

Uma consideração sobre “Habemus Papam: Francisco”

  1. Habemus Papam, estas palavras nos fazem mais tranquilos. Ao mesmo tempo, penso nos desafios que o novo Papa deverá enfrentar, considerando os dias que precederam o Conclave e a escolha do Papa Francisco. Os Cardeais puderam ter acesso aos documentos que informam os problemas da Curia Vaticana e também o Cardeal Bergoglio (agora Papa Francisco). Espero que ele tenha energia bastante para enfrentar as dificuldades que a mim parecem assediar o Vaticano: dificuldades pastorais, no que diz respeito à exigência de disciplina e obediência ao Papa; dificuldades administrativas, no que diz respeito aos problemas, relatados pelas mídias, na estrutura administrativa do Estado Vaticano. Quanto à trajetória de vida sacerdotal, o até então Cardeal Bergoglio é oriundo de um país onde ocorreu ma ditadura cruel e ele, ainda que não tenho participado de movimentos sociais de “esquerda”, manteve sua independência na medida em que lhe foi possível. Em suas homilias ataca as diferenças sociais que existem na sociedade Argentina. Mesmo assim, as mentes tacanhas e relativistas irão em busca de quaisquer possibilidades de duvidar da honestidade e independência de Bergoglio. Viver numa sociedade de terceiro mundo, predisposta a todo tipo de desmando e autoritarismo por parte dos governos é algo bem complicado. O Cardeal Bergoglio viveu isto, sabe como lidar com tais situações em que as decisões podem não agradar, ainda que sejam as mais acertadas. Peço que o Espírito Santo ilumine o Papa Francisco em seu pontificado e, que, consequentemente, ele sempre mais confirme a Igreja Católica como portadora e renovadora de nossa Fé.

    Curtir

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: