Fonte: Gloria.tv – Jesus of Nazareth Productions
SANTA TERESA DE JESUS (1515-1582) – Memória – 15 de Outubro
Para assistir, clique no link a seguir: Gloria.tv – Words of St. Teresa Of Avila – “NADA TE TURBE” (Vídeo biográfico – Canto Coral – Espanhol).

Publicado em Jesus of Nazareth Productions (Gloria.tv).
Curtir isso:
Curtir Carregando...
Relacionado
Autor: Lúcia Barden Nunes - Blog "Castelo Interior - Moradas"
Assinatura no blog: Lúcia Barden Nunes. Católica (Igreja Católica Apostólica Romana). Jornalista (Reg.Prof. MTb/RS 7.142- Lúcia Aparecida Nunes). Estado Civil: Casada (com Arturo Fatturi). Local de nascimento: Rio Grande do Sul. Data: 1960. País: Brasil.
Ver todos posts por Lúcia Barden Nunes - Blog "Castelo Interior - Moradas"
Obrigada, Marinete.
Santa Teresa de Ávila escreveu esta estrofe “Tudo passa…”, dentro do poema “Nada te Turbe”, e na sequência “…só Deus não muda”. Aos olhos da Fé, creio que é consolador. O bom passa e o ruim também – só a piedade de Deus é imutável.
Verdade é que o sofrimento humano parece ter uma continuidade no tempo, em todas as épocas. Santa Teresa, pelo que li, sofre muito com o sofrimento que vê à sua volta, e, por ser muito perspicaz, estende este estado de coisas a todos os cantos da terra. Mas, chega o dia em que, após muitos momentos de oração (que chama de “mental”), ela constata que Deus é o Criador e tudo regula, ainda que respeite o livre arbítrio de cada criatura, e, mais ainda, sobre tudo derrama Sua misericórdia. Este amor ele doa aos justos e, paradoxalmente, aos maus, em vista da salvação de suas almas. A tradição da Igreja nos ensina que o mal não cessa de se impor porque são puro mistério os caminhos de Deus. Desculpe-me, me alonguei… Preciso de muito mais leitura de suas obras, certo?
Tenho por certo que o tema do sofrimento humano é muito complexo. Diante de seu comentário, por ter idêntico mal-estar com o sofrimento que grassa no mundo, lembro agora de um dito bem conhecido de leitores das obras principais de Santa Teresa: “Não se trata de muito pensar, e sim, de amar”. Assim, quando me angustio, lembro de Madre Teresa de Calcutá, que pode ser tomada como exemplo moderno deste pensamento de Santa Teresa de Jesus. É tudo que nos resta diante de tantas dores…
Seu comentário foi muito sensível e instigante. Um abraço fraterno e até mais.
CurtirCurtir
Muito bom seu blog Lucia.
“Tudo passa….” mas até quando ???
Não me conformo com tanto sofrimento nesse mundo.
CurtirCurtir