“Vimos sua estrela e viemos adorá-lo”: Epifania do Senhor (Mt 2, 1-12) – Tempo do Natal – 07.01.2012 e Batismo do Senhor (Mc 1, 7-1) – Ano Litúrgico B – 08.01.2012

07 e 08.01.2012

EPIFANIA DO SENHOR (Mt, 2, 1-12)

No Natal Deus se esconde e se humilha, assumindo condição humana. Na Epifania, Deus se manifesta e mostra a todas as nações sua glória divina e realeza. A Epifania revela o aspecto glorioso do mistério natalino; o caráter universal da mensagem do Evangelho e a missão da Igreja de fazer com que todos reconheçam o Cristo como encarnação amorosa de Deus. “Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorar o Senhor!” Num contraste muito grande com a cegueira e o orgulho de Herodes e dos sábios de Israel, cheios de boa vontade e atentos aos sinais dos tempos, os Magos se dispõem a correr a aventura da fé. Realizam assim as profecias e rompem os limites estreitos da concepção judaica da História da Salvação. Somos também convidados para ir a “Belém” e encontrar Deus que se revela.

Frei Anacleto Luiz Gapski, OFM

BATISMO DO SENHOR Mc 1, 7-11)

O Batismo é a última Festa da Manifestação do Senhor do ciclo do Natal. Ela constitui uma grande revelação da Santíssima Trindade e de Jesus Cristo como Filho amado e o Espírito Santo é visto pairar sobre Jesus. Jesus diz: “Nós devemos cumprir toda a justiça”. Ele não precisava de batismo, mas, mergulhando nas águas, quis assumir a humanidade pecadora. como na Encarnação, Deus assumiu o ser humano como criatura pecadora mortal. Como tocou nas águas do Jordão, Jesus continua a tocar a Humanidade, restabelecendo a justiça entre Deus e o ser humano pecador. Jesus nos tocou no Batismo e, agora, na Eucaristia.

Frei Alberto Beckhäuser, OFM

Fonte: Folhinha do Sagrado Coração de Jesus (2012).

Autor: Lúcia Barden Nunes - Blog "Castelo Interior - Moradas"

Assinatura no blog: Lúcia Barden Nunes. Católica (Igreja Católica Apostólica Romana). Jornalista (Reg.Prof. MTb/RS 7.142- Lúcia Aparecida Nunes). Estado Civil: Casada (com Arturo Fatturi). Local de nascimento: Rio Grande do Sul. Data: 1960. País: Brasil.

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: