“Os cristãos iraquianos estão chocados e aterrorizados. Estão diante de um dilema terrível: emigrar para salvar a vida de seus entes queridos ou ficar no país para testemunhar a fé, arriscando a vida.” – Declaração de padre superior dos redentoristas sobre atentados contra comunidades cristãs por extremistas islâmicos (Notícia – Agência Fides – 03.11.2010)

Fonte/imagem: Fotolog

___________________________________________________________________________

Fonte: Agência Fides

03.11. 2010

ÁSIA/IRAQUE – Depois da tragédia, o “dilema” dos cristãos iraquianos

Bagdá (Agência Fides) – “Os cristãos iraquianos estão chocados e terrorizados. Estão diante de um dilema terrível: emigrar para salvar a vida de seus entes queridos ou ficar no país para testemunhar a fé, arriscando a vida”. É o que diz à Agência Fides pe. Vincent Van Vossel CSsR, Superior dos Redentoristas em Bagdá, depois da tragédia ocorrida em 31 de outubro na igreja sírio-católica de Nossa Senhora da Salvação. Um comando de terroristas ligados a Al Qaeda invadiu a igreja, cheia de fiéis para a Missa e tomou os presentes como reféns. As forças de segurança iraquianas fizeram uma blitz para libertá-los, mas a reação dos agressores foi um massacre que deixou 58 mortos, dentre os quais dois sacerdotes, e cerca de 70 feridos. Pe. Vincent, que vive no Iraque há 40 anos e é professor no Babel College de Bagdá, colégio afiliado à Pontifícia Universidade Urbaniana, concedeu à Fides um forte testemunho: “Vivemos um momento realmente terrível. Nunca havíamos sofrido um ataque desta dimensão, dentro de uma igreja e durante a Santa Eucaristia. Visitei a igreja e ouvi os relatos dos fiéis, chocados. Os terroristas mataram mulheres e crianças sem alguma piedade. A comunidade está traumatizada. A igreja parecia um cemitério”. A comunidade cristã de Bagdá perdeu dois jovens sacerdotes sírio-católicos, pe. Wasim Sabieh e pe. Thaier Saad Abdal, enquanto um terceiro padre, o corepíscopo pe. Rufail Quataimi, está ainda hospitalizado, em graves condições. “Que tragédia! Os dois sacerdotes mortos, que tinham menos de 30 anos, foram meus alunos no Colégio. Pe. Thaier era responsável de um Centro de Estudos Islâmicos, enquanto pe. Wasin era muito engajado na ajuda às famílias pobres. Sentiremos falta deles”- diz ainda pe. Vincent. O Redentorista recorda que “ontem, numerosos atentados atingiram Bagdá e locais xiitas: isto significa que os cristãos não apenas estão na mira dos ataques, mas que todo o país está inundado de terrorismo. É difícil ver um futuro de esperança para a nação neste momento” – ressalta. “Não sabemos quem está por detrás destes atos, nem para onde vai a nação. Enquanto isso, o povo sofre. Males demasiado grandes assediam o país”. Em conseqüência disso, os cristãos estão diante de um dilema: “Os fiéis dizem que sua vida se tornou impossível. Muitas famílias cristãs estão se organizando para deixar o país. O atroz dilema é: fugir, em busca de um futuro melhor ou ficar, arriscando a vida. Neste momento trágico, os Bispos têm a responsabilidade de falar aos fiéis, dar-lhes motivos e esperanças e convencê-los a permanecer. O dever de nossos Pastores, hoje, apresenta-se muito difícil” – sublinha. O funeral celebrado ontem – conclui o missionário Redentorista – “teve a participação de muitos líderes muçulmanos que pediram ao governo que defenda os cristãos. Esperamos que depois deste enésimo massacre, as autoridades civis ouçam o grito dos cristãos iraquianos e coloquem fim a seus sofrimentos”.
(PA) (3/11/2010)

Autor: Lúcia Barden Nunes - Blog "Castelo Interior - Moradas"

Assinatura no blog: Lúcia Barden Nunes. Católica (Igreja Católica Apostólica Romana). Jornalista (Reg.Prof. MTb/RS 7.142- Lúcia Aparecida Nunes). Estado Civil: Casada (com Arturo Fatturi). Local de nascimento: Rio Grande do Sul. Data: 1960. País: Brasil.

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: