
Vargem Grande Paulista (RV) – O segundo dia do 1º Simpósio Ecumenismo e Missão, promovido pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic), pelas Comissões da CNBB para o Ecumenismo, Laicato e Ação Missionária, e pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, foi marcado por palestras sobre a Conferência do Nordeste e a dimensão ecumênica do Concílio Vaticano II. A iniciativa, que busca resgatar a história do movimento ecumênico no Brasil, acontece em Vargem Grande Paulista (SP), de 21 a 24 de agosto.
(…)
Concílio Vaticano II
O (…) tema “Dimensão ecumênica do Concílio Vaticano II” foi apresentado pelo Padre Oscar Beozzo, do Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação (Ceseep). O sacerdote abordou, de modo especial, a recepção e a atualidade no Brasil do documento conciliar Unitatis Redintegratio. Disse que o texto foi apenas um começo. “Precisamos dar passos concretos. Temos muito caminho a percorrer em favor da unidade”, afirmou.
Para Padre Beozzo, “o Concílio mexeu com a Igreja Católica e com as outras igrejas cristãs e o primeiro impacto foi a unidade dos cristãos.
Entre as principais figuras que garantiram a dimensão ecumênica do Concílio, Padre Beozzo citou o papa João XXIII. Lembrou também da presença de 168 observadores de outras igrejas cristãs, além de teólogos, peritos, leigos e mulheres.
(CNBB-CM)
Com informações das Pontifícias Obras Missionárias.