Carta de São Paulo aos Romanos – Lectio Divina adaptada (SNPC – Fátima)

SNPC_jud_oracao

Fonte/imagem: Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura (SNPC)

Diocese de Leiria – Fátima – Centro de Formação e Cultura

10 Dias com a Carta aos Romanos

No conjunto dos escritos de S. Paulo, a Carta aos Romanos destaca-se, não apenas por ser a mais longa, mas também porque é a mais bem estruturada e contém uma riqueza teológica sem igual.

Este texto influenciou sucessivas gerações de cristãos; S. Agostinho, padroeiro da nossa Diocese, teve o último impulso que o levou à conversão, precisamente pela leitura desta Carta.

Embora tenha sido endereçada aos cristãos de Roma, podemos pensar que ela se dirige a toda a Igreja fundada por Jesus. É uma carta normalmente considerada difícil, mas que bem merece ser lida e relida, além do mais, os cristãos de Roma, do primeiro século, que a receberam, não eram teólogos!

Ao longo das próximas 10 semanas, pomos à tua disposição uma proposta de Lectio Divina, livremente adaptada de http://jerusalem.cef.fr e de outros textos que chamaram a nossa atenção. Uma sugestão de leitura acompanhada da carta aos Romanos em dez dias que pode fazer-se individualmente, ou em grupo, para tentar captar toda a sua actualidade e profundidade espiritual.

Será, certamente, um exercício mental vigoroso, mas também a ocasião para reencontrar uma espiritualidade pura, despida de acessórios secundários e de redundâncias devocionais e uma fé que tenha o seu coração profundo e vital naquele Jesus Cristo que é nomeado mais de quatrocentas vezes nos cartas de Paulo.

MÉTODO  – CARTA DE SÃO PAULO AOS ROMANOS

DIA 1

DIA 2

DIA 3

DIA 4

DIA 5

DIA 6

DIA 7

DIA 8

DIA 9

DIA 10

Crédito/imagem: David Silverman / Getty Images – in SNPC .

Autor: Lúcia Barden Nunes - Blog "Castelo Interior - Moradas"

Assinatura no blog: Lúcia Barden Nunes. Católica (Igreja Católica Apostólica Romana). Jornalista (Reg.Prof. MTb/RS 7.142- Lúcia Aparecida Nunes). Estado Civil: Casada (com Arturo Fatturi). Local de nascimento: Rio Grande do Sul. Data: 1960. País: Brasil.

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: