“O terror bate à porta dos cristãos, e o governo está paralisado” – Agência Fides – 10.11.2010

Fonte: Agência Fides

10.11.2010

ÁSIA/IRAQUE – “O terror bate à porta dos cristãos, e o governo está paralisado”, disse o Arcebispo Matoka

Bagdá (Agência Fides) – “O que podemos fazer, o que podemos dizer? Um profundo desconforto afeta a nossa comunidade. A onda de ataques está cada vez mais forte. Há dez dias, atacaram a nossa catedral. Hoje, atingiram as nossas casas. As famílias choram, todos querem fugir. É terrível”: são as palavras pronunciadas à Agência Fides por Dom Atanase Matti Shaba Matoka, Arcebispo siro-católico de Bagdá, após os ataques desta manhã contra várias casas de fiéis cristãos em Bagdá. Morteiros e dez bombas artesanais atingiram as casas de cristãos em diversas partes de Bagdá entre 4 e 6 da manhã. O balanço provisório é de três mortos e 26 feridos, informou um responsável do Ministério do Interior, recordando que também ontem à noite três casas cristãs foram metralhadas em atentados no distrito de Mansur, sem causar vítimas.

O Arcebispo, pouco antes de seguir em visita às famílias atingidas, disse à Fides: “Apesar dos anúncios, o governo não faz nada para deter essa onda de violência que nos aturde. Há policiais em frente às igrejas, mas hoje foram as casas dos nossos fiéis a serem agredidas. Foram atingidas famílias cristãs caldeias, siro-católicas, assírias e de outras confissões no distrito de Doura. É o terror que bate às nossas portas. As famílias estão desnorteadas. Isso não é vida, dizem. Querem ir embora, e estão indo. O país está em meio à destruição e ao terrorismo. Os cristãos sofrem cada vez mais e querem abandonar o país. Não temos mais palavras”.

O Arcebispo conclui com um caloroso apelo: “Pedimos uma intervenção imediata da comunidade internacional e suplicamos ao Santo Padre e à Igreja universal que venham em nossa ajuda. Hoje, não podemos fazer nada além de esperar e rezar, confiando a nossa vida a Deus. Os cristãos iraquianos dizem em prantos: In manus tuas, Domine”. (PA) (Agência Fides 10/11/2010)

Autor: Lúcia Barden Nunes - Blog "Castelo Interior - Moradas"

Assinatura no blog: Lúcia Barden Nunes. Católica (Igreja Católica Apostólica Romana). Jornalista (Reg.Prof. MTb/RS 7.142- Lúcia Aparecida Nunes). Estado Civil: Casada (com Arturo Fatturi). Local de nascimento: Rio Grande do Sul. Data: 1960. País: Brasil.

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: