22º Encontro da União Católica Internacional de Imprensa,após 83 anos de sua fundação, acontece pela primeira vez no continente africano, em Burkina Fasso

Fonte: Agência FIDES

25.09.2010

ÁFRICA/BURKINA FASSO “Um encontro muito positivo” disse à Fides Dom Rouamba que participou do Congresso da União Católica Internacional da Imprensa realizado pela primeira vez na África

Uagadugu (Agência Fides) – “O encontro foi muito positivo como eu pude ver pessoalmente falando com alguns jornalistas do meu país que participaram”, disse à Fides Dom Séraphin François Rouamba, Arcebispo de Koupéla e Presidente da Conferência Episcopal de Burkina Fasso e Níger, que participaram do 22º Congresso Mundial da UCIP (União Católica Internacional de Imprensa), que pela primeira vez em 83 anos após a sua Fundação realizou-se na África. O 22º Congresso Mundial da UCIP realizou-se de 14 a 19 de setembro em Uagadugu, capital de Burkina Fasso. O evento contou com a presença de 300 representantes de 48 países dos cinco continentes.

“Foi muito apreciada a iniciativa de oferecer uma formação para os jovens jornalistas da organização”, disse Dom Rouamba.

Do Congresso, que foi oficialmente inaugurado pelo Presidente do Burkina Fasso, Blaise Compare, participaram o ex-presidente do Gana, John Jerry Rawlings, o secretário-geral da UCIP, José Calstas-Chittilappily, Dom Cláudio Maria Celli, presidente do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais, além de Dom Séraphin François Rouamba.

O tema principal da conferência foi: “Os meios de comunicação a serviço da justiça, da paz e do bom governo num mundo atormentado pela desigualdade e pobreza“. Entre os temas discutidos estavam: profissionalismo e cultura da paz; jornalismo a serviço da paz e da justiça e do bom governo; os conflitos inter-religiosos e os desafios para a paz; os conflitos étnico-religiosos na Nigéria e a necessidade de sua solução; o papel da mídia na difusão da democracia; ética e deontologia do jornalismo a serviço do desenvolvimento; Igreja e comunicação: a ética e a moral cristã; qual tipo de comunicação para a Igreja num mundo de crise. (L.M.) (Agência Fides 25/9/2010)

Autor: Lúcia Barden Nunes - Blog "Castelo Interior - Moradas"

Assinatura no blog: Lúcia Barden Nunes. Católica (Igreja Católica Apostólica Romana). Jornalista (Reg.Prof. MTb/RS 7.142- Lúcia Aparecida Nunes). Estado Civil: Casada (com Arturo Fatturi). Local de nascimento: Rio Grande do Sul. Data: 1960. País: Brasil.

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: