“Na esteira dos Profetas, dos Apóstolos e dos Santos, somos chamados a dar testemunho ao Evangelho do amor e da misericórdia universais de Deus…” (Papa Bento XVI – Monte Nebo)

Monte Nebo (Jordânia)  -  Foto: Nader Daoud/AP
Monte Nebo (Jordânia) - Foto: Nader Daoud/AP
Construída na Antiguidade, no Monte Nebo, vista da Basílica.
Vista da Basílica do Memorial de Moisés, no Monte Nebo - construída na Antiguidade.

Crédito/imagem: Basílica Monte Nebo – http://www.agencia.ecclesia.pt/ecclesiaout/snpcultura/fotografias/vol_monte_nebo

………………………………………………………………………………………………………….

Fonte: Agência Internacional FIDES – www.fides.org

VATICANO – Bento XVI na Terra Santa (3) – Na Basílica do memorial de Moisés: “Como Moisés, nós também fomos chamados pelo nome, convidados a empreender um êxodo diário do pecado e da escravidão rumo à vida e a liberdade”

Monte Nebo (Agência Fides) – O primeiro compromisso do Santo Padre no sábado, 9 de maio, foi a visita à antiga Basílica do Memorial de Moisés no Monte Nebo. “É justo que a minha peregrinação tenha início nesta montanha, onde Moisés contemplou de longe a Terra Prometida” disse Bento XVI no seu discurso. “Aqui, no alto do Monte Nebo, a memória de Moisés nos convida a ‘abrir os olhos’ para abraçar com gratidão não somente as obras maravilhosas de Deus no passado, mas também a olhar com fé e esperança para o futuro que ele reservou para nós e para o mundo inteiro. Como Moisés, nós também fomos chamados pelo nome, convidados a empreender um êxodo diário do pecado e da escravidão rumo à vida e a liberdade, e nos é dada uma sólida promessa para orientar o nosso caminho… Desta santa montanha, Moisés orienta o nosso olhar para o alto, na direção do cumprimento de todas as promessas de Deus em Cristo”.

Citando o exemplo de Moisés, que “contemplou a Terra Prometida de longe, no final de sua peregrinação terrena”, o Santo Padre recordou que “nós também fazemos parte da peregrinação sem tempo do Povo de Deus ao longo da história. Na esteira dos Profetas, dos Apóstolos e dos Santos, somos chamados a levar adiante a missão do Senhor, a dar testemunho ao Evangelho do amor e da misericórdia universais de Deus… Sabemos que, assim como Moisés, não veremos a plena realização do plano de Deus durante a nossa vida. Mas, assim mesmo, temos confiança que, fazendo a nossa pequena parte, na fidelidade à vocação que cada um recebeu, contribuiremos para seguir no caminho do Senhor e para saudar a aurora do seu Reino. Sabemos que Deus, que revelou o seu nome a Moisés, com a promessa de estar sempre ao nosso lado, nos dará a força para perseverar com alegre esperança também no sofrimento, na provação e nas atribulações”.

Bento XVI então afirmou querer confirmar com a sua presença a antiga tradição da peregrinação, “baseada no desejo de ver, tocar e saborear na oração e na contemplação, os locais abençoados pela presença física do nosso Salvador, da sua Mãe abençoada, dos Apóstolos e dos primeiros discípulos que o viram ressuscitado dos mortos”. Além de nos levar “a apreciar mais plenamente o dom da nossa fé e a crescer na comunhão que transcende qualquer limite de idioma, raça e cultura”, a peregrinação aos locais santos “nos faz recordar também o vínculo inseparável que une a Igreja ao povo judeu”. O Papa também manifestou o desejo de que esse encontro inspire “um amor renovado pelo cânone da Sagrada Escritura e o desejo de superar qualquer obstáculo que se oponha à reconciliação entre Cristãos e Judeus, no respeito recíproco e na cooperação ao serviço da paz em que a Palavra de Deus nos chama!” (S.L.) (Agência Fides 12/5/2009)

Autor: Lúcia Barden Nunes - Blog "Castelo Interior - Moradas"

Assinatura no blog: Lúcia Barden Nunes. Católica (Igreja Católica Apostólica Romana). Jornalista (Reg.Prof. MTb/RS 7.142- Lúcia Aparecida Nunes). Estado Civil: Casada (com Arturo Fatturi). Local de nascimento: Rio Grande do Sul. Data: 1960. País: Brasil.

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: